O “zapzap” é um dos aplicativos de comunicação com maior penetração entre todas as camadas da sociedade brasileira hoje. Está todo mundo usando pra falar com pessoas, grupos, fazer propaganda, campanha política, espalhar conteúdos e tudo o mais. Todo mundo acha que o WhatsApp é uma ferramenta de comunicação que pode ser usada da maneira como bem entendemos. Tipo o telefone, sabe? Por isso ficamos muito surpresos com a notícia recente de quevocê pode ser banido do WhatsApp.
Você sabia que isso pode acontecer? Pois é, eu também não sabia até pouco tempo atrás. Mas essa semana alguns casos de números que foram banidos ou bloqueados temporariamente do aplicativo surgiram na rede, por isso fomos atrás do termos de uso do WhatsApp pra entender como isso pode acontecer.
Antes de tudo, é válido dizer que a parada é meio confusa. Eu li algumas vezes e reproduzo abaixo um trecho dos termos de uso. Pra deixar claro, há dois tipos de banimento: o primeiro, onde você fica temporariamente impedido de usar o WhatsApp por um tempo definido pelo próprio app, tipo aquela cadeia do Facebook. E outro, mais tenso, onde você é banido pra sempre. Ou seja, só mudando o seu número pra voltar a usar o app.
Mas e aí, o que leva uma pessoa a ser banida do WhatsApp?
Postar besteiras no seu status ou em mensagens
Digo que a parada é meio confusa pelo seguinte motivo. Não há, em qualquer trecho do termo de serviço, uma parte que diga o que você pode ou não falar com os seus amigos. Mas, se a putaria tá liberada em conversas com quem você conhece, o mesmo não vale para o seu status (que é aquela frase que aparece embaixo do seu nome ou a foto de perfil). Segundo o WhatsApp, aquilo é “público”, por que pode ser visto por qualquer pessoa que tenha o seu celular, então não pode conter nenhum conteúdo ofensivo.
Ok. Porém, no WhatsApp FAQ, que lista possíveis motivos para você ser banido, há um trecho que diz que entre as violações pode estar a seguinte:
“Envio de conteúdo (em forma de status, fotos de perfil ou mensagens) que violem o nosso Termo de Serviço, assim como material ilegal, obsceno, ameaçador, assediante, odioso, de ofensa racial ou étnica, ou outro tipo de material inapropriado”.
Ou seja… a putaria não tá liberada? Quem postar coisa obscena pode ser banido? Se for assim, meio mundo já poderia ter sido bloqueado. O que fica claro é que há regras para o que é “público” — ou seja, para sua foto/status. Afinal, é aquela informação que todos que tem o seu número de celular podem ver. Mas daí você se pergunta: se são os seus contatos ali, pessoas que te conhecem, essa informação não é exatamente “pública”, certo? Se tem algum conteúdo ali que ofende os seus contatos pessoais, eles mesmo podem se encarregar de te falar isso…. por que seria do WhatsApp o papel de regular isso?
Ser bloqueado por muitas pessoas em um período curto de tempo ou enviar a mesma mensagem pra muitas pessoas diferentes
Ou você é chato pra caralho e tá irritando metade dos seus amigos, ou você está fazendo propaganda de algo e estão te bloqueando. Informação importante pra quem pretende fazer WhatsApp Marketing ou algo do tipo: “tenha certeza de que você está se comunicando somente com pessoas que queiram receber suas mensagens”, diz o termo. A verdade é que o WhatsApp, por enquanto, odeia que sua plataforma seja usada pra publicidade, é por isso que cobram US$ 1,00 por ano dos seus usuários. Uma maneira de manter o app de pé e não precisar exibir anúncios.
Envio de Spam: criar grupos ou mandar mensagens para pessoas que não possuem o seu contato salvo em suas respectivas listas de contato
Outro tópico importante pra quem pretende usar o WhatsApp como ferramente de divulgação. Se você pretende criar grupos ou conversar com muitas pessoas que nem te tem na lista de contatos do celular, é melhor tomar cuidado. O limite de mensagens que um mesmo número pode mandar ainda é uma incógnita, mas ouvimos relatos de que são no máximo 500.
Quem foi banido, o que faz?
Tirando essa galera que usa o WhatsApp pra fazer publicidade e que se enquadram nos dois últimos itens da lista acima, não sabemos de casos de usuários comuns que foram banidas pelo conteúdo que trocaram com amigos, mas já temos um caso no Brasil de um usuário que foi banido por incomodar outros usuários da sua lista de contatos.
Conversamos com o @BlogTCH, que teve a sua conta banida e ele afirma não saber ao certo o que fez a sua conta ser bloqueada. “Converso com umas 10 pessoas diariamente, então às vezes acabo mandando a mesma mensagem várias vezes para pessoas diferentes”, diz. São pessoas que estão no seu círculo de contatos, mas que podem ter se aborrecido com algum conteúdo e te-lo bloqueado.
Ele até chegou a entrar em contato com o WhatsApp, mas recebeu um e-mail automático pedindo o número de seu celular. “Ainda não desencanei, mas comunicador é algo que não falta em meu aparelho. Tenho o Messenger do Facebook, Kik, Viber”. Pois é, vale lembrar que o WhatsApp não é o único serviço de mensagens do planeta, apesar de ser o mais popular.
Por enquanto, os casos de pessoas banidas ainda são isolados, mas com o aumento da penetração do aplicativo mundo afora, é sempre bom saber que o WhatsApp não é terra de ninguém e que existem termos de uso que ninguém lê mas devem ser respeitados. Na dúvida, deixaremos aqui uma frase importante dos termos de serviço do app: “O WhatsApp se reserva ao direito de recusar serviço por qualquer razão sem aviso prévio, a nosso critério”.
✎✎✎
Essa excelente matéria sobre o assunto foi feita pelo Pedro Katchborian e publicada no blogYouPix. E de fato eu nunca esperava que seria possível ser banido do WhatsApp, por se tratar de uma ferramenta que praticamente substituiu o velho amigo SMS.
Agora, acredito que deve existir sim um monitoramento de conteúdo pornográfico, porém, pesquisando um pouco sobre o assunto, o WhatsApp é meio confuso quando se trata em banir usuários. Então é uma questão a ser discutida ..
E você, concorda com esses motivos para ser banido do WhatsApp leitor?? Compartilhe a sua opinião conosco abaixo nos comentários.
0 comentários :
Postar um comentário